Pirataria foi boa para o país, diz presidente da Romênia a Bill Gates

A pirataria de softwares da Microsoft ajudou a Romênia a construir uma vibrante indústria de tecnologia, afirmou o presidente romeno Traian Basescu ao líder da gigante de software, Bill Gates. Basescu se reuniu com o chairman da Microsoft nesta quinta-feira, em Bucareste, para comemorar a abertura de um centro tecnológico da Microsoft no centro da capital romena.
"A pirataria ajudou a geração mais jovem a descobrir os computadores. Ela deslanchou o desenvolvimento da indústria de tecnologia da informação na Romênia", declarou Basescu, em entrevista conjunta com Gates.
"[A pirataria] ajudou os romenos a melhorar a sua capacidade criativa na indústria de tecnologia da informação, que se tornou famosa em todo o mundo", disse o presidente romeno. Bill Gates não fez comentários.
Especialistas dizem que cerca de 70 por cento dos softwares usados na Romênia são pirateados e vendedores ainda visitam prédios no centro de Bucareste para vender CDs e DVDs piratas.
Os investidores estrangeiros dizem que o setor de tecnologia da informação da Romênia é um dos mais promissores na economia do país, que cresce rapidamente. O resultado se deve ao alto nível da educação técnica romena, aos baixos salários e ao forte submundo de hackers de computadores.

No Brasil a pirataria também é vista como problema, milhões ou até mesmo bilhões em impostos não são arrecadados dizem os políticos, mas mediante a atuação destes nunca me sinto mal quando ouço esta frase, milhões a menos pra eles... Mas falando seriamente quanto a pirataria, ela realmente é um problema, problema este que só poderá ser resolvido se os preços dos artigos originais venham coincidir com a realidade financeira deste país.
Muitos não comprariam artigos piratas se possuíssem condições para comprar o original, porque convenhamos, num país em que o salário mínimo não chega a casa dos R$ 400, é um crime cobrar R$ 200 por um jogo. Quem de nós estaria usando o Windows? Tenho certeza que todos seriam entusiastas do Linux e suas variações. Mas isso não importa, não importa que o trabalhador comum não possa usufruir de um mínimo de conforto, o que importa é que o governo não está recebendo seus impostos.

Fonte: Folha Online

Comentários